GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO E À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

Desenvolve iniciativas de apoio para garantir que toda criança e adolescente tenha assegurado o seu direito à convivência familiar e comunitária. Prevenindo o abandono, divulgando a prática, importância e cultura da adoção e outras formas de acolhimento familiar ou proteção como alternativas ao abandono institucional. Apoia o Poder Judiciário no processo de proteção integral à criança e ao adolescente, incentivando a prática legalizada da adoção, além de prestar suporte e orientação às famílias adotivas e pretendentes à adoção.

A equipe desse projeto é composta por profissionais de psicologia e voluntários.

Logo Projeto de Vida
Image

METODOLOGIA

Image

Para desenvolvimento das atividades, o projeto possui 5 grupos de trabalhos:

GRUPO DE HABILITAÇÃO

Ciclo de palestras obrigatório para habilitação no Sistema Nacional de Adoção. Atende mensalmente até 90 pretendentes à adoção, realizando encontros liderados por especialistas da área, de forma voluntária. Aborda temas obrigatórios em conformidade com a Lei n° 12.010/2009, que dispõe sobre orientação e estímulo:

À adoção inter-racial;
À adoção de crianças maiores e adolescentes;
À adoção de crianças e adolescentes com necessidades específicas de saúde ou com deficiência;
À adoção de grupo de irmãos;
Outros assuntos relacionados como: aspectos legais e processuais, aspectos psicológicos de crianças institucionalizadas, formação de vínculos, adoção e devolução, entre outros.
Grupo de Habilitação

GRUPO DE REFLEXÃO

Possui a finalidade de ampliar as informações e amenizar dúvidas e angústias referente à adoção. Este grupo é composto por pretendentes que já finalizaram o ciclo de palestras obrigatório e estão preenchendo o SNA (Sistema Nacional de Adoção) ou já preencheram. Todos eles, estão esperando por seus filhos.
Image
Image

GRUPO DE CONVIVÊNCIA (PÓS ADOÇÃO)

Possui a finalidade de acompanhar o processo de adaptação e construção de vínculos afetivos e familiares, através da troca de experiências, minimizando o risco de devolução das crianças. Grupo composto de pais por adoção. Disponibilizamos atendimento psicológico individualizado em casos específicos.
Grupo de Convivência

GRUPO DE RECREAÇÃO

Espaço de recreação e cuidado para as crianças e adolescentes que acompanham seus pais nas reuniões do projeto. Proporciona atividades diferenciadas, sob a supervisão de uma psicóloga que fornece elementos para o trabalho em família e promove a troca de informações entre os técnicos dos diferentes grupos. Este momento descontraído, acaba sendo um facilitador para que as intervenções aconteçam de forma mais efetiva, tanto entre eles (filhos por adoção), quanto entre eles e a psicóloga.
Grupo de Recreação
Grupo de Recreação

GRUPO DE APOIO PEDAGÓGICO

Voltado para crianças e adolescentes que são filhos por adoção. O atendimento também é aberto a todas as crianças e adolescentes amparados pelos projetos da ABID. Tem por objetivo investigar e analisar as queixas e obstáculos que influenciam no rendimento e/ou aproveitamento do conteúdo escolar. Propõe ações pedagógicas de orientação, estudo e reforço escolar.
Image
Projeto CIF

DADOS

Público-alvo

Pretendentes à adoção ou pessoas interessadas no tema, prioritariamente residentes em Indaiatuba/SP, e em outros municípios mediante convênio com o Poder Judiciário ou autorização judicial.
Capacidade

Atende até 200 pessoas / mês
Atendimento

As reuniões em grupo acontecem todo 4° sábado de cada mês, das 14:00 às 18:00. Atendimentos individuais sob agendamento em qualquer dia da semana.
Formas de acesso

Procura espontânea, encaminhamento do Poder Judiciário ou encaminhamentos da rede socioassistencial e demais políticas públicas.
bg projetos

CERTIFICAÇÃO ANGAAD

Os GAA’s – Grupos de Apoio à Adoção, implantados na maioria das vezes por iniciativa de pais adotivos, filhos adotivos e simpatizantes, trabalham na divulgação da cultura da adoção moderna, na prevenção ao abandono, no exercício de reflexão da sociedade sobre a inclusão de crianças e adolescentes em família, principalmente sobre adoções de crianças maiores, grupos de irmãos, inter-raciais e especiais.

A ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, fundada em 1999, congrega mais de 150 grupos. O intuito em propagar a cultura visa vincular o conhecimento, entendimento e respeito à história da criança ou adolescente, sua família natural, sua dignidade e o sentimento dos indivíduos envolvidos nesse processo, pois é um ato especialíssimo de dedicação e afetividade, instituindo laços indestrutíveis, devendo portanto, ser fruto da escolha consciente, motivada pelo desejo de constituir uma família.

Sendo filiada à ANGAAD, o projeto faz parte dessa rede, onde são compartilhadas as melhores metodologias de trabalho com as famílias e onde temos força para incentivar novos rumos e ritmos nos trâmites legais do procedimento adotivo, em busca de assegurar a agilidade e a superação dos limites que ainda permeiam esse cenário.

Certificado Angaad

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO COM O PODER JUDICIÁRIO

Convênio de cooperação entre a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Indaiatuba e o Projeto de Vida, que consiste no desenvolvimento de ações conjuntas para a execução do Art. 197 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata da participação obrigatória dos postulantes à habilitação para adoção, em cursos e palestras.
VISUALIZAR DOCUMENTO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Projeto 2018
2018
Projeto 2019
2019
Projeto 2020
2020
Image
2021
Image

Minhas filhas chegaram em setembro de 2013, após 2 anos no processo de adoção. Nesse tempo de preparo no Grupo de Apoio da Abid amadureci sobre a vontade e responsabilidade de me tornar mãe.”

-Renata
Image