PROTEÇÃO ESPECIAL DE ALTA COMPLEXIDADE

Proteção integral de crianças e adolescentes que se encontram acolhidos na Instituição, garantindo-lhes todos os direitos previstos no ECA.

Garante a segurança de crianças e adolescentes, em sistema de acolhimento institucional (denominado anteriormente como orfanato), que foram afastadas do convívio familiar, por determinação judicial, por se encontrarem em risco psicossocial.

Para cada criança é elaborado um Plano Individual de Atendimento (PIA), quando possível com a família, durante o tempo que permanecer acolhido com a perspectiva de que a criança retorne ao convívio familiar biológico ou extenso. Esgotadas as possibilidades de retorno a sua família de origem, a criança tem o direito de ser direcionada à adoção para ter uma nova família, chamada de família substituta.

logo projeto acolher

impacto

O impacto do abandono ou do afastamento do convívio familiar é minimizado neste projeto, pois são fornecidas as condições de atendimento que propiciam experiências reparadoras à criança e ao adolescente e a retomada do convívio familiar. Dessa forma, este tipo de serviço não deve ser visto como nocivo ou prejudicial ao desenvolvimento da criança e do adolescente, devendo-se reconhecer a importância dos mesmos, de forma a evitar, inclusive, a construção ou reforço de uma auto-imagem negativa ou de piedade da criança e adolescente atendidos, por estarem sob medidas protetivas. Vale ressaltar que a longa permanência no serviço ou reacolhimento pode levar a sofrimento emocional.

As diretrizes nacionais que orientam o serviço de acolhimento, contribuem para que o atendimento excepcional neste serviço, seja transitório, porém reparador.

Image

MOVENDO A ENGRENAGEM

Este projeto opera 24 horas por dia, de forma dinâmica, fornecendo resultados de estudos psicossociais detalhados, que envolvem tanto os técnicos da rede de atendimento municipal, como a rede familiar, subsidiando o Poder Judiciário com dados concretos, contidos em um plano de ação elaborado conjuntamente com a família, cumprindo a legislação e agilizando o processo burocrático e jurídico para que as crianças retornem o mais rápido para o convívio familiar, com seus direitos assegurados.

A equipe desse projeto é composta por profissionais de psicologia, assistência social, cuidadoras, cozinheiras, faxineiras, motorista e voluntários.

Projeto Acolher Engrenagem
Projeto CIF

DADOS

Público-alvo

Crianças e adolescentes sob medida protetiva de acolhimento, residentes no município de Indaiatuba.
Capacidade

20 crianças e adolescentes, conforme determinação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Atendimento

24 horas por dia.
Formas de acesso

Por determinação do Poder Judiciário ou acolhimento emergencial solicitado pelo Conselho Tutelar.
Tempo médio de permanência no serviço

3 meses.
BG Depoimentos

Obrigada por me proteger e me garantir que sempre estaria aqui para me abraçar e me mostrar que eu sou capaz de cada dia ser uma pessoa melhor.”

- Josiane
Image