Transcender a tendência de culpabilizar as famílias por suas vulnerabilidades sociais e de não analisá-las a partir de uma ótica aparente e imediatista. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem a responsabilidade de ofertar proteção social, garantindo a ampliação da função protetiva das famílias através do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Image

CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ - CIF
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV

Desenvolve ações coletivas que valorizam e aprimoram as competências e habilidades das crianças e suas famílias com atenção individualizada, de maneira a fortalecer seus potenciais, com atividades lúdicas, bem como o convívio familiar e comunitário, refletindo na melhoria da qualidade de vida, autonomia e autoestima. O objetivo a médio e longo prazo está no fortalecimento de vínculos familiares e na prevenção de ocorrências de exclusão social, sendo um serviço articulado com as unidades educacionais, de saúde, rede socioassistencial e outros.
Image

CARACTERIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS

Situações que se referem a dinâmica familiar:
Predominância de mulheres chefes de família, com dificuldades de conciliar trabalho e cuidados dos filhos;
Crianças em situações precárias de cuidados pela ausência e indisponibilidade dos pais;
Dificuldades financeiras;
Famílias compostas por muitos membros, morando em casas pequenas;
Preocupação que as crianças entrem no mundo das drogas e da criminalidade;
Violência contra a mulher na família;
Pessoa de referência da criança com depressão;
Uso de drogas entre membros adultos da família;;
Membros da família no sistema prisional.
Situações que se referem as atenções públicas de proteção social:
Membros da família com analfabetismo funcional;
Despreparo profissional ou ocupacional de mulheres/homens adultos para ocupar vaga em emprego;
Dificuldade de mulheres/homens adultos conseguirem emprego com carteira assinada;
Falta de política pública habitacional.
Projeto CIF

DADOS

Público-alvo

Crianças de 4 a 8 anos, de ambos os sexos, que vivem prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social.
Capacidade

40 crianças divididas em 2 turmas (período da manhã e período da tarde).
Atendimento

De segunda à sexta-feira, no período de contra-turno escolar: das 7:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
Formas de acesso

Encaminhamento da rede socioassistencial, encaminhamento inter-projetos ABID e busca ativa.

CENTRALIDADE NA CRIANÇA

Diariamente de 2ª a 6ª feira, são desenvolvidas atividades socioeducativas monitoradas, assegurando espaço de referência, de participação, de relações de afetividade, respeito e principalmente estimulação e fortalecimento das competências e habilidades, que garantam a ampliação do universo de trocas culturais e o acesso ao mundo digital. As atividades são realizadas no ambiente interno da ABID e a programação de atividades externas acontecem de acordo com a oferta da rede de atendimento do município e através de parcerias.

Como este projeto atende crianças no horário contrário ao escolar, é realizado um acompanhamento integral, abordando as seguintes áreas: educação, saúde, lazer, cultura e alimentação. Para aqueles que apresentam dificuldades em algum desses aspectos, é realizado um trabalho juntamente com a família, entendendo que esta é uma fase peculiar de desenvolvimento.

Image

SEGURANÇA ALIMENTAR

É direito da criança o acesso à alimentação adequada e saudável. Para crescer e desenvolver-se, eles precisam ter acesso aos nutrientes importantes para o corpo, como minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos. Juntos, esses componentes participam do bom desenvolvimento físico (maturação óssea, capacidade respiratória e circulatória, desenvolvimento motor, bem como desenvolvimento e manutenção da imunidade, por exemplo) e cognitivo (concentração, memória, aprendizado). Também é por meio da alimentação que o organismo obtém energia para as atividades da rotina, como brincar, estudar e conversar.
Image

Há também um peso importante da alimentação no bem-estar emocional e afetivo. As refeições podem ser ótimas oportunidades de reforçar laços afetivos entre a família, desenvolver habilidades, estimular a interação e ensinar que cuidar do corpo deve ser uma combinação entre saúde física e mental. Tudo isso é parte do bom desenvolvimento, refletindo imediata e futuramente na saúde e bem-estar. Neste sentido o projeto oferece 2 refeições por turma (lanche e almoço) e aproveita para transformar o momento da refeição em algo divertido, educativo e nutritivo. Mensalmente garantimos também a segurança alimentar para algumas famílias que apresentam privação de renda, uma vez que esta necessidade traz prejuízos à saúde física e mental e principalmente na convivência familiar.

Por este motivo as doações de alimentos são sempre uma necessidade da ABID.

Image
bg projetos

ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS

O Plano de Acompanhamento Familiar – PAF, é elaborado em conjunto com as famílias, com o objetivo de apoiá-las em sua função protetiva com as crianças e viabilizar o acesso aos serviços da rede socioassistencial e intersetorial do município. São realizados encontros de convivência com as famílias, com espaço de escuta, diálogo e palestras que abordam temas relevantes para os envolvidos.
BG Depoimento

Meu filho estava sendo atendido na alimentação, educação, estimulação, e muitas vezes comemorando seu aniversário, Páscoa e Natal, trazendo muita felicidade ao meu filho, que muitas vezes nós pais não podemos suprir .”

- Familia G.S.R
Image