Voluntariado Empresarial

O voluntariado empresarial pode melhorar significativamente o engajamento e desempenho dos colaboradores, promover uma imagem positiva da organização, fidelizar consumidores e estreitar a relação com a comunidade, maximizando consequentemente os resultados econômico-financeiros do negócio.

Pesquisas têm demonstrado que funcionários voluntários são mais produtivos, de modo que a experiência com voluntariado se torna um critério interessante na atração de talentos, não apenas por revelar a consciência social do candidato, mas também por assegurar importantes capacidades e habilidades do indivíduo.

A partir da experiência realizada fora da empresa, o voluntário desenvolve habilidades tais como: perseverança, habilidade para construir relacionamentos e networking, contornar problemas e situações adversas, como falta de recursos, apresentação de resultados em condições não favoráveis e uso da criatividade para encontrar soluções. Quando na empresa, essa experiência contribui, por exemplo, para a redução de custos, espírito de equipe e inovação. Além disso, a realização de um trabalho para servir a uma causa humanitária, reforça o espírito de servir ao cliente, que é a razão de ser de todo negócio.

O voluntariado empresarial é mais do que uma prática de filantropia corporativa, como qualificam alguns autores. Ela é um modo de investimento social empresarial. Para desenvolver uma ação de voluntariado efetiva, a Associação Beneficente ABID, trabalha em sintonia com 3 pilares: empresa X voluntários X instituição.

Empresa: perfil e linha de atuação.

Voluntários: perfil e motivação (quantidade de homens e mulheres, podem direcionar o tipo de ação realizada, por exemplo.)

Instituição: necessidades atuais, que podem ser mensuradas desde uma ação com as crianças e adolescentes ou com suas famílias, operação de eventos, campanhas de arrecadação de produtos em geral, campanhas de engajamento, até a manutenção, revitalização e ampliação estrutural.

Dessa forma, qualquer tipo de ação realizada gera um impacto social sobre os 3 pilares.

Empresas como: John Deere, Diebold Nixdorf, Lenovo, MANN+Hummel, Unilever e Lógica Assessoria Contábil já realizaram ações de voluntariado que segundo alguns participantes: “mudaram sua forma de ver a vida”.

Confira algumas ações: