Fundada em 01 de outubro de 1999 com o objetivo de atender em regime de abrigo, atual acolhimento institucional, crianças em situação de risco psicossocial, encaminhadas pelo Poder Judiciário, residentes no município de Indaiatuba/SP.

A princípio foi nomeada como Associação Beneficente Irmã Dulce em homenagem às obras realizadas por ela, mas por razões de patente teve seu nome alterado para Associação Beneficente ABID. Trata-se de uma OSC - Organização da Sociedade Civil, sem fins econômicos ou lucrativos.

Em outubro de 2003 teve início o Serviço de Acolhimento Institucional e, em poucos meses registrava-se em torno de 30 crianças e adolescentes, justificando a necessidade do serviço.

Em cumprimento ao ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, a ABID tem como base:

Preservação dos vínculos familiares;
Integração de crianças e adolescentes em família substituta (adotiva), quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem;

A centralidade na família é enfatizada pelas políticas públicas, destacando a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) que reconhece as Organizações da Sociedade Civil - OSC’s, como corresponsáveis na construção e mediação de garantia dos direitos às famílias, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº109/2009).

Neste contexto, a ABID desenvolveu o Programa de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, composto por projetos e serviços não só no nível da proteção social de alta complexidade, mas também serviços no nível da proteção social básica.

LINHA DO TEMPO

linha do tempo 1999
Projeto Acolher inicia suas atividades como serviço de acolhimento institucional.
linha do tempo 2006
A ABID assume a responsabilidade de dar continuidade ao Projeto Criança Indaiatubana Feliz, que se tornou o Projeto CIF Oficina de Dança, atendendo crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, através de oficinas de jazz, atuando na linha da prevenção.
linha do tempo
Fundação e início da reforma predial.
linha do tempo 2003
Projeto de Vida – Grupo de Apoio à Adoção e Convivência Familiar e Comunitária, inicia suas atividades com o objetivo de oferecer palestras aos pretendentes ao Cadastro Nacional de Adoção
linha do tempo 2010
Apostando na linha da prevenção, por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, o Projeto CIF Conviver inicia suas atividades, voltado para crianças de 4 a 8 anos.
linha do tempo 1999
Fundação e início da reforma predial.

MISSÃO

Oferecer soluções de proteção integral, com presteza e excelência, apoiadas na competência e no constante aprimoramento de nossos recursos humanos, visando garantir os direitos da criança e do adolescente na convivência familiar e comunitária.

VISÃO

Ser referência na efetivação e promoção da garantia dos direitos da criança e do adolescente na convivência familiar e comunitária.

Ética, transparência, qualidade, participação comunitária e sigilo.

AÇÕES

Acolher e proteger crianças e adolescentes, seguidas de resgates e reestruturações às famílias, com objetivo de reinserção familiar e manutenção da convivência social por meio de ações preventivas.
BG manifesto

MANIFESTO +20

SOMOS nossa história de 20 anos em Indaiatuba e seremos nosso futuro por mais 20, sendo o direito de cada criança viver em família, algo inegociável.

SOMOS uma organização de cuidado infantil, com paixão pelo desenvolvimento de cada criança para sua autonomia e sucesso na vida.

SOMOS um espaço de empoderamento de jovens, para que cada um deles conquiste seu papel no planejamento do próprio futuro.

SOMOS parte da comunidade, que fortalece seu capital social para que nenhuma família seja vítima da própria vulnerabilidade.

SOMOS um laboratório de inovações que divide as boas práticas para solucionar problemas atuais em busca de impacto.

SOMOS várias vidas em uma organização, com o compromisso de que nenhuma criança cresça sozinha.

CARTA ABERTA AOS DOADORES

Caro doador, em 2022, a ABID trabalhou incessantemente para garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes fossem assegurados, por meio de diferentes ações:

Acolheu e garantiu proteção integral;

Restabeleceu e preservou vínculos familiares e sociais;

Possibilitou a convivência comunitária;

Contribuiu para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos;

Promoveu acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais;

Favoreceu o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia;

Integrou e participou do desenvolvimento da política pública de Assistência Social e da Saúde, interagindo com outros recursos e experiências, na defesa dos direitos sociais e da cidadania.

Como resultado, conseguiu beneficiar inúmeras crianças, adolescentes e suas famílias. Essa conquista só foi possível graças a você, que acreditou na causa e participou dessa transformação.

Obrigada por fazer parte da nossa jornada e não deixar este trabalho parar! O seu apoio é fundamental para que cada vez mais crianças e adolescentes tenham suas vidas transformadas!

Juntos faremos muito mais!

NOSSA EQUIPE

Temos um quadro de 35 colaboradores que prestam serviços a todos os projetos, sendo alguns de forma exclusiva e outros em sistema de rateio de trabalho.

A ABID é o resultado da dedicação responsável e vocacionada de cada colaborador.

Abda

Auxiliar de MKT

Adriana

Coordenadora Projeto Acolher